Histórico do Dadaismo

        O Dadaísmo foi um movimento formado em 1915 na cidade de Zurique, por jovens franceses e alemães. O nome é originado da palavra "dada", cavalo infantil (em Francês) ou o som balbuciado pelas crianças pequenas, sendo atribuído por alguns artistas como Hugo Ball e por Tzara Tristan que se reuniam em Zurique, Suíça, em 1916, no chamado Cabaré Voltaire.

 O movimento dadaísta era menos um estilo do que uma atitude, um expressão de revolta contra todas as instituições e convenções vigentes, uma posição niilista.  Para os dadaístas, a pintura deveria ser a expressão da inocência infantil, da simples decorrência do mundo psicomotor do nosso interior.

 Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utilizou variados canais de expressão: revistas, manifestos, exposições, entre outros. As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de um modo geral.

 O dadaísmo forneceu grande inspiração para movimentos posteriores, como o Surrealismo, derivado dele, a Arte Conceitual, o Expressionismo Abstrato e a Pop Art americana. 

  Em 1922 realizou-se a última grande manifestação em Paris. O movimento durou sete anos e seu declínio é reflexo da recuperação dos países vítimas do conflito e das divergências doutrinárias entre alemães chefiados por Tzara e franceses chefiados por Breton, porém o sinal de alerta do espírito contra a decadência de valores; sua ruptura com a lógica e o raciocínio convencional foi à base de novas formas de enriquecimento do imaginário como o Surrealismo em 1924.

Um comentário:

  1. oi estou no 3 ano me ajudou muito esse blog
    realmente o dadaismo saiu do convencional
    ideias jamais pensadas que trouxe uma nova visao no seculo XX em meio a primeira guerra mundial.essa movimento surgiu como uma onda de ideias para chutar aquelas ideiad chatas e conservadores,e os artistas foram originalmente ironicos e inteligentes.
    “Assim nasceu DADA de um desejo de independência,de desconfiança da comunidade.Aqueles que nos pertencem conservam sua liberdade.Nós não recorremos a nenhuma teoria.Eu destruo as gavetas do cérebro e as da organização social: desmoralizar por todo lado e lançar a mão do céu ao inferno ,os olhos do inferno ao
    céu,restabelecer a roda fecunda de um circo universal nos poderes reais e na fantasia do indivíduo” (Tristan Tzara)
    como ele mesmo disse.
    se puderem me dar dicas de como passar no vestibular agradeço rsrsrsrsrs


    amanda.fr2@hotmail.com

    ResponderExcluir